top of page

As transformações da Orientação Profissional no decorrer dos anos

  • Foto do escritor: Edilma Thaynan Valquiria
    Edilma Thaynan Valquiria
  • 28 de fev. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mar. de 2018

Resumo do Artigo "A Orientação Profissional e as Transformações no Mundo do Trabalho".

Bem-vindo ao primeiro post do nosso blog!

Por indicação de nossa professora do curso de graduação de psicologia da Maurício de Nassau/JP, Prof° Luana Amaro, nosso grupo recentemente teve acesso a esse artigo. Quem gosta de história vai gostar, a leitura não é complicada ou difícil, e acreditamos que ele seja uma boa indicação de leitura, principalmente aos alunos de psicologia. Então, vamos ao resumo?

Os objetivos desse artigo foi analisar de uma forma crítica as relações existenciais entre as práticas de Orientação Profissional e a evolução das relações de trabalho na sociedade capitalista, assim como fazer uma reflexão sobre as repercussões na Orientação Profissional brasileira da atualidade.

RESUMO

Ele se inicia com uma breve explicação histórica sobre o conceito de trabalho ao longo dos anos da vida humana. Vai desde: relatos encontrados na bíblia, onde define o trabalho como um castigo décimo, a Antiguidade Clássica, onde o trabalho era uma função desprezada e realizadas por escravos, a Idade Média, onde o trabalho cabia aos servos. Até o fim da Idade Média, o trabalho ainda era visto como castigo e sofrimento. Essa ideia perdurou até o início do século XV, sofrendo alterações significativas como aparecimento da Idade Média e as Primeira, Segunda e Terceira Revolução industrial.

O artigo continua com alguns comentários feitos sobre a evolução do capitalismo e da sociedade industrial, dando uma ênfase nas características do mundo do trabalho da sociedade contemporânea e suas mudanças mais significativas em relação a noção do trabalho. Também é explicado as influências sofridas na Orientação Profissional além de descrever o papel do orientador profissional dentro na nova ordem social e econômica mundial. Enquanto que antigamente a Orientação Profissional nasceu com o objetivo de responder a demanda da sociedade industrial, atualmente, ela deve responder as necessidades da nova sociedade pós-industrial que está sendo construída. A sua importância é imprescindível para o desenvolvimento social futuro.

E por último o artigo fala que para que as práticas da Orientação Profissional brasileira possa vir a tornar-se um agente de mudança social é preciso que afirmação do orientador profissional sigam três passos muito importantes. Pois na prática a Orientação Profissional brasileira ainda não é capaz de responder a estas necessidades e que muitos esforço ainda têm que ser feitos para que os orientadores profissionais sejam bem mais preparados, para a execução do seu trabalho.


A escolha profissional representa um ato de grande significância na vida de qualquer indivíduo, sendo o ponto de partida para seu futuro profissional e, talvez, novos caminhos que venham a percorrer. Esse processo representa a busca de possibilidades que tendem a gerar muitas dúvidas e sofrimento, devido a complexidade que representa a escolha profissional.

Esse foi apenas um pequeno resumo nosso, esperamos que tenham gostado e que, talvez, com ele tenhamos despertado seu interesse para ler o artigo completo.


Deixaremos o link onde irá encontrar o artigo:

 
 
 

2 commentaires


Luana Amaro
Luana Amaro
12 mars 2018

Meninas, o design está lindo! Sugiro que modifiquem apenas o título do post que resume as modificações no mundo do trabalho...

J'aime

Edilma Silva De Oliveira Edilma
Edilma Silva De Oliveira Edilma
28 févr. 2018

Tudo certo!! Parabéns, psi informações..

J'aime

Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 pelas Belezas da Psicologia. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page