top of page

AS PRÁTICAS EM ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

  • Foto do escritor: Edilma Thaynan Valquiria
    Edilma Thaynan Valquiria
  • 15 de mai. de 2018
  • 2 min de leitura

Pequeno resumo do Artigo "Um estudo preliminar sobre as práticas em Orientação Profissional".

Tanto na Grécia Antiga, como no Império Romano e mesmo na Idade Média, praticamente não havia liberdade de escolha ocupacional. Há estudos situando a orientação profissional (OP) na Psicologia do Trabalho, outros na Psicologia Educacional, outros na área da Orientação ou do Aconselhamento e, mais recentemente, apresentando a Orientação profissional como uma área em si. O nível social e o campo ocupacional eram determinados primeiramente pelo nascimento, sendo o aprendizado de tarefas realizado dentro das famílias. Com o Renascimento e a Reforma, cresceu o reconhecimento da humanidade fundamental, da capacidade e da singularidade do indivíduo. Com o Iluminismo à expansão da visão humanística do destino individual e a aplicação dessa visão à política e à economia. Como advento da democracia na sociedade industrial apareceu uma relativa liberdade na escolha das ocupações.

O Primeiro centro de orientação profissional, em Munique o objetivo principal era identificar os indivíduos desprovidos de vocação e capacidade para determinadas tarefas, objetivando, com esta providência, evitar os acidentes de trabalho. Surgiu como iniciativa conjunta de trabalhadores e autoridades industriais e professores. Fator determinante desta grande expansão e Desenvolvimento industrial levando à preocupação com o trabalhador.

O indivíduo nasce com aptidões, possui interesses, procura cursos ou faculdades e então desenvolve habilidades.

A escolha profissional é considerada um processo de desenvolvimento que se inicia na infância, passa por vários estágios e estende-se por um longo período da vida. Durante esses estágios, o indivíduo vai fazendo uma série de vínculos entre suas necessidades e as oportunidades oferecidas pela realidade social em que vive. O adolescente pode chegar a uma decisão se conseguir elaborar os conflitos e ansiedades que experimenta em relação ao seu futuro.

 
 
 

Opmerkingen


Faça parte da nossa lista de emails

© 2018 pelas Belezas da Psicologia. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • Branco Ícone Google+
bottom of page